Entre em contato com um de nossos especialistas!

Instalações elétricas prediais: eficiência e segurança

Escrito por: Claudio Roberto Cirino

As instalações elétricas prediais são elementos cruciais para o funcionamento de edifícios e estruturas. 

instalações elétricas prediais

Neste conteúdo, exploraremos em detalhes o que são essas instalações, sua importância, classificação e mostrar como garantir eficiência e segurança em sua estrutura por meio do suporte profissional.

Instalações elétricas prediais: o que são?

As instalações elétricas prediais referem-se a todo o sistema elétrico interno de edifícios, abrangendo fiação, dispositivos de proteção, painéis de distribuição e muito mais.

Esses sistemas são projetados e instalados em edifícios e construções comerciais, residenciais, industriais ou institucionais. Com isso, eles fornecem energia elétrica para:

  • Iluminação;
  • Aparelhos elétricos;
  • Equipamentos;
  • Sistemas de segurança;
  • Outras cargas elétricas dentro do edifício. 

De modo geral, as instalações elétricas prediais estão conectadas à rede elétrica pública ou a uma fonte de energia alternativa, como painéis solares ou geradores de backup, para fornecer eletricidade ao edifício.

O painel de distribuição é o ponto central do sistema. Nele a eletricidade é distribuída para os diferentes circuitos do edifício. 

Esse painel abriga disjuntores, fusíveis e outros dispositivos de proteção.

As instalações também são compostas por circuitos elétricos que ramificam-se a partir do painel de distribuição para alimentar tomadas, interruptores, iluminação e equipamentos em diferentes áreas do edifício.

Além disso, incluem sistemas de iluminação que podem ser compostos por:

  • Lâmpadas;
  • Luminárias;
  • Refletores;
  • Sensores de movimento;
  • Controle de iluminação para economia de energia.

Já as tomadas elétricas, que também compõem os sistemas, são usadas para conectar aparelhos, dispositivos e equipamentos elétricos à rede elétrica. Elas estão localizadas em vários pontos do edifício.

Enquanto isso, a fiação elétrica, incluindo cabos e condutores, é usada para conectar todos os componentes do sistema elétrico e garantir que a eletricidade seja distribuída de forma segura e eficiente.

Outro dispositivo fundamental para a segurança das pessoas e eficiência do sistema é o aterramento.

Sistemas de aterramento adequados são essenciais para a proteção dos ocupantes do edifício e proteger a estrutura contra curtos-circuitos e surtos elétricos.

Por fim, em edifícios comerciais e institucionais, as instalações elétricas podem incluir sistemas de energia de emergência, como geradores, para a continuidade das operações durante as quedas de energia.

Importância de instalações elétricas prediais profissionais

As instalações elétricas prediais profissionais desempenham um papel crucial na segurança, eficiência e funcionalidade de edifícios comerciais, residenciais, industriais e institucionais.

A segurança elétrica é a principal preocupação. Instalações elétricas inadequadas ou mal projetadas podem resultar em curtos-circuitos, incêndios, choques elétricos e outros perigos que podem colocar em risco a vida das pessoas e a integridade do edifício.

Nesse contexto, profissionais qualificados garantem que todas as normas de segurança sejam seguidas e que a instalação seja feita corretamente.

Inclusive, as instalações elétricas prediais devem atender a uma série de normas e regulamentos locais e nacionais para a segurança e o cumprimento legal. 

Um projeto elétrico profissional também considera a eficiência energética.

Isso significa escolher os equipamentos certos, projetar circuitos eficientes e, quando possível, implementar tecnologias de economia de energia para reduzir os custos operacionais a longo prazo.

Com isso, podem reduzir custos de operação e manutenção corretiva, bem como promove uma melhor vida útil para os equipamentos.

Além da instalação, profissionais podem oferecer serviços de manutenção preventiva, identificando problemas potenciais antes que se tornem grandes falhas.

Mais ainda, profissionais estão disponíveis para oferecer suporte técnico em caso de problemas ou atualizações necessárias.

Classificação das instalações elétricas prediais

As instalações elétricas prediais podem ser classificadas de várias maneiras, dependendo dos critérios utilizados. Algumas das classificações são:

  • Classificação por uso (residencial ou comercial);
  • Classificação por tensão (baixa ou alta)
  • Classificação por complexidade (simples ou complexa);
  • Classificação por tipo de fornecimento de energia;
  • Classificação por características de emergência;
  • Classificação por áreas de risco.

Agora, iremos explorar melhor a classificação por tensão. Acompanhe nos tópicos abaixo mais sobre elas.

Tensão Reduzida ou Extra Baixa Tensão

"Tensão reduzida" ou "extra baixa tensão" (EBT) refere-se a um nível de tensão elétrica significativamente menor do que o padrão de baixa tensão.

Essa classificação é comumente usada em instalações elétricas nas quais há uma necessidade de proteção extra contra riscos elétricos e choques.

A definição exata de tensão reduzida pode variar entre diferentes regulamentações e países, mas geralmente inclui tensões elétricas inferiores a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua. 

Estas são faixas de tensão em que o risco de choque elétrico é consideravelmente reduzido em comparação com as tensões mais altas encontradas em instalações elétricas convencionais.

Baixa Tensão

Baixa Tensão é uma classificação comum nas instalações com níveis de tensão seguros para uso em aplicações residenciais, comerciais e na maioria das aplicações industriais. 

A definição exata de baixa tensão pode variar de acordo com as regulamentações e padrões específicos de cada país, mas geralmente se refere a tensões abaixo de 1.000 volts em corrente alternada ou 1.500 volts em corrente contínua.

A baixa tensão é amplamente utilizada em instalações elétricas para fornecer energia para iluminação, aparelhos elétricos, tomadas e outros dispositivos e equipamentos. 

Alta Tensão

Alta tensão é uma classificação usada nas instalações elétricas para se referir a níveis de tensão elétrica que são significativamente mais altos do que os encontrados em instalações de baixa tensão.

A definição exata de alta tensão pode variar entre países e regulamentações específicas, mas, em geral, refere-se a tensões superiores a 1.000 volts em corrente alternada ou 1.500 volts em corrente contínua.

A alta tensão é comumente usada em aplicações de transmissão de energia elétrica a longas distâncias, distribuição de eletricidade em redes de média e alta tensão, e operação de equipamentos elétricos industriais que requerem níveis mais elevados de energia.

Instalações elétricas prediais: como fazer?

Projetar e executar instalações elétricas prediais eficientes e seguras requer conhecimento técnico especializado. 

Desde a escolha dos componentes adequados até a distribuição eficaz da energia elétrica, cada detalhe desempenha um papel crucial na funcionalidade e segurança de um edifício. 

Mas, de modo geral, é preciso seguir as seguintes etapas:

  • Infraestrutura;
  • Medição e proteção;
  • Cabeamento;
  • Controle da estrutura.

Para garantir que sua instalação elétrica seja realizada de forma profissional, confiável e em conformidade com as normas, conte com a experiência da Método Sorocaba.

Nossa equipe qualificada está pronta para planejar, implementar e manter suas instalações elétricas com eficiência, garantindo o máximo de segurança e desempenho. 

Entre em contato conosco hoje mesmo para uma avaliação personalizada das suas necessidades elétricas.

Conte com a Método Sorocaba para suas instalações elétricas prediais!

As Instalações elétricas prediais são determinadas por serem mais simples, normalmente com baixa potência, mas que não descaracteriza e exime dos seus riscos e da necessidade de profissionais habilitados e capacitados para a execução dos trabalhos, a fim de atender as suas necessidades e obrigações, no arranjo do sistema elétrico a ser implantado.

Uma distribuição elétrica e de equipamentos conforme projetados para atender a demanda de uma planta ou setor, podem favorecer a qualidade e padrão das instalações, atendendo todos os aspectos e pontos mencionados em Normas e Regulamentações, oferecendo assim, mais segurança e praticidade para as operações do departamento de elétrica e seus colaboradores.

O acervo técnico e desenhos de uma instalação elétrica, atende requisitos mínimos de operação, sendo as identificações nos equipamentos e painéis, a praticidade e agilidade para os profissionais do setor quando ocorrer um sinistro ou uma emergência envolvendo a eletricidade da empresa.

Nossa equipe de campo visa a atender as exigências mínimas de instalação e boa prática da engenharia, buscando sempre atualizar os clientes quanto aos diagramas e identificações de painéis que sofreram alterações, mencionando em relatório técnico as intervenções realizadas e os dados de grandezas elétricas levantados em componentes e circuitos. Conte com a nossa empresa para sua instalação ou ampliação. Contate-nos.

Para você que busca por instalações elétricas prediais, conheça agora com a equipe da Método Projetos. Converse com nosso time pelo formulário e encontre quem é referência neste segmento.

Sim, é isso mesmo! Quando a busca é por instalações elétricas prediais aqui com os profisisonais especializados da Método Projetos você irá encontrar total excelência com 1 ano de garantia para os serviços prestados.


Sobre o autor

Claudio Roberto Cirino é Engenheiro Eletricista na Método há mais de 3 anos e escreve conteúdos para auxiliar os visitantes do blog em suas dúvidas e questionamentos sobre prestação de serviços técnicos, projetos, laudos e soluções.



  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos